Translate

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dorothea Lynde Dix



Dorothea Lynde Dix, nascida em 1802, deu início à reforma mais difundida em favor dos doentes mentais do século XIX, tanto na América quanto na Europa. 
Seu pai era um pregador alcoólatra, e sua mãe não gozava de boa saúde mental. Desde muito cedo ela lecionava em uma escola, incentivada por seu noivo, Edward Bangs.
Embora tenha decidido não se casar com ele, Edward continuou a incentivá-la, tanto como professora quanto em suas obras sociais.
Sua primeira experiência com a reforma na área da saúde dos doentes mentais surgiu como resultado de uma oportunidade de dirigir uma aula de escola dominical em um presídio em Cambridge, Massachusetts, onde ela encontrou pessoas com doenças mentais presas em celas não aquecidas porque “os loucos não sentem calor ou frio”. 
Suas reformas primeiramente tiveram êxito em Massachusetts, com a ajuda de seu amigo Edward e do governador, que a conhecia pessoalmente. Dali ela viajou por todos os Estados Unidos, apresentando uma pesquisa detalhada aos legisladores que geralmente executavam algum tipo de reforma. ]
Uma das conclusões de sua pesquisa, que exerceu impacto sobre a assistência médica aos doentes mentais tanto na América quanto na Europa, foi que a simples melhoria das condições de vida dos doentes mentais poderia trazer grande alívio às suas doenças. 
Dorothea exerceu um papel importante na fundação de trinta e dois hospitais psiquiátricos, cinqüenta escolas para deficientes mentais, uma escola para cegos, e diversas instalações de treinamento de enfermeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário