Translate

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Emil Kraepelin



Emil Kraepelin (5 de Fevereiro de 18567 de Outubro de 1926) foi um psiquiatra alemão e é comumente citado como o criador da moderna psiquiatria, psicofarmacologia e genética psiquiátrica. Kraepelin referia que as doenças psiquiátricas são principalmente causadas por desordens genéticas e biológicas. Suas teorias psiquiátricas dominaram o campo da psiquiatria no início do século XX e na sua essência, até os dias de hoje. 
Kraepelin contrariava a abordagem de Sigmund Freud que tratava e considerava as doenças psiquiátricas como causadas por fatores psicológicos. Sua descrição clínica da Demência precoce (hoje Esquizofrenia) influenciou gerações de psiquiatras e verem no transtorno uma mera expressão de doença orgânica do cérebro, até surgirem formas de compreensão psicodinâmica consistentes, como na obra "O Eu Dividido" (The Divided Self, 1960) de Ronald Laing.

Pesquisa

Em 1886, pouco depois de ter concluído seu treinamento, foi nomeado professor na Universidade de Tarty no que é atualmente a Estônia, e foi diretor de uma clínica universitária com 80 leitos. Lá prosseguiu seus estudos e registrou diversas histórias clínicas detalhadas e "foi levado a considerar a importância do curso da doença na classificação das doenças mentais".
 Dez anos depois, anunciou que havia descoberto um novo modo de se entender a doença mental. Referia-se ao entendimento tradicional como "sintomático" e sua visão era "clínica". Este se tornou o paradigma inicial da sua classificação de centenas de doenças mentais classificadas no século XIX, agrupando-as como síndromes (padrões comuns de sintomas) e não pela semelhança dos principais sintomas, como faziam seus predecessores. Precisamente porque demonstrou a inadequação dos métodos antigos que Kraeplin desenvolveu o novo sistema diagnóstico!
O trabalho de Kraeplin é importante pois classificou em duas formas distintas de psicoses o que antes era considerado um conceito unitário: Psicose maníaco-depressiva e Dementia praecox (Demência precoce, hoje esquizofrenia).
Através de sua extensa pesquisa e utilizando como critérios o curso clínico e prognóstico, Kraeplin desenvolveu o conceito de Dementia praecox, que definiu como "desenvolvimento sub-agudo de uma condição peculiar de fraqueza mental que ocorre na juventude".
Kraeplin também demonstrou padrões específicos na genética destas perturbações e padrões específicos e característicos do seu curso e prognóstico. Isto é, existem mais esquizofrênicos entre parentes de esquizofrênicos do que na população geral, enquanto a psicose maníaco-depressiva é mais comum nos familiares de doentes maníaco-depressivos.
Kraeplin também descreveu padrões de curso e prognóstico dessas perturbações. Ele acreditava que a esquizofrenia tinha curso deteriorante no qual a função mental continuamente (às vezes erraticamente) declina, enquanto a psicose maníaco-depressiva tem curso intermitente, com períodos livres de sintomas nos intervalos que separam os episódios.
Kraeplin postulou que existe uma patologia específica do cérebro sobrejacente a cada uma das principais doenças psiquiátricas. Foi colega de Alois Alzheimer e co-descobridor do Mal de Alzheimer.
As teorias de Kraeplin sobre a etiologia e diagnóstico de perturbações psiquiátricas são a base dos maiores sistemas diagnósticos utilizados hoje, especificamente o DSM IV da Associação Americana de Psiquiatria e o CID 10 da Organização Mundial de Saúde.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Emil_Kraepelin

Nenhum comentário:

Postar um comentário