Translate

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Paruresi





Paruresis (em inglês) ou Parurese (em português), também chamada de bexiga tímida, é um transtorno psicológico em que o parurético não consegue mijar na presença real ou imaginária de outras pessoas. Afeta mais os homens, porém as mulheres podem ser afetadas também.
Sabe quando você está em algum lugar aguardando ansiosamente o intervalo para "esvaziar o buffer"? Pois é, o sinal do intervalo para um Parurético é o início de uma tortura, se ele estiver com vontade de urinar, com certeza não conseguirá, pois o banheiro estará cheio. 
O simples barulho da urina no mictório ou na água da privada, odores, falta de privacidade visual, muitas pessoas no banheiro ou pressa já lhe causa pânico e o impede de urinar. A Parurese entra em ação, pois geralmente o parurético imagina que há alguém esperando, ouvindo enquanto urina ou zombando dele.

Nos casos mais graves, os doentes paruresis só são capazes de fazer xixi em suas próprias casas quando sabem que eles estão completamente sozinhos - e alguns até têm de recorrer ao uso de cateteres para atrair o fluxo evasivo.
Existem algumas possíveis causas para que uma pessoa desenvolva a Parurese, como:
Agressão ou abuso sexual no banheiro, uma má experiência pontual, complexo de inferioridade, uma situação de estresse, problemas familiares, bullying, medo de ser criticado ou conflitos psicológicos não resolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário