Translate

segunda-feira, 10 de junho de 2013

1935: Fundação nos EUA dos Alcoólicos Anônimos

No dia 10 de junho de 1935 foi formado em Nova York um grupo de autoajuda para dependentes de álcool. Sob o nome Alcoólicos Anônimos, seus membros tentavam ajudar-se mutuamente debatendo o problema.
O primeiro passo para o consumo de bebidas alcoólicas é fácil, mas lidar com o vício é difícil. Enquanto a publicidade sugere que a vida regada a cerveja, conhaque, champanhe e vinho é um paraíso, a realidade é bem diferente. O caminho para a dependência, muitas vezes, é curto. Mas as pessoas notam tarde demais que o prazer de beber virou vício e negam que estejam doentes, física e psiquicamente.
O álcool prejudica não só a saúde. Frequentemente, causa problemas no emprego, a perda de amizades e até a degradação social. É comum o meio social notar que alguém se tornou alcoolista antes que ele mesmo se dê conta dessa situação. A superação do vício não depende exclusivamente da disciplina e força de vontade, mas também do apoio de terceiros.
A organização de autoajuda Alcóolicos Anônimos (AA), fundada em 1935 nos Estados Unidos, está hoje representada em todos os continentes. Em pequenos grupos, ela dá aos dependentes a possibilidade de trocar experiências, expor suas preocupações e de se encorajar mutuamente.
Regras básicas
Na Alemanha, o número oficial de dependentes de álcool é de 1,3 milhão, sendo que o consumo alcoólico de 9,5 milhões de pessoas no país é considerado tão alto que pode representar riscos à saúde.
A maioria das terapias disponíveis restringem-se ao período de um mês, quando então os pacientes voltam à rotina.O risco de recair no vício é grande, visto que um alcoólatra permanece alcoolista por toda a vida, e quando retoma o contato com a bebida tende a perder o controle.
O grupo Alcoólicos Anônimos estabeleceu 12 regras que servem como diretriz: o primeiro e mais importante passo é aceitar que se é impotente diante do álcool. Outro papel importante é desempenhado pela fé. Oficialmente, a AA não é uma seita, mas, no Brasil, por exemplo, se autodenomina "irmandade".
As 12 regras baseiam-se em experiências acumuladas na primeira década de existência da organização. Em 1946, os fundadores e outros pioneiros condensaram esses princípios e os publicaram na revista internacional A.A. Grapevine, sob o título "As Doze Tradições de Alcoólicos Anônimos". Em 1950, o ideário foi aprovado numa Convenção Internacional da AA, nos Estados Unidos.
Autoria Mirjam Gehrke 
FONTE:http://www.dw.de/1935-funda%C3%A7%C3%A3o-nos-eua-dos-alco%C3%B3licos-an%C3%B4nimos/a-837880

Nenhum comentário:

Postar um comentário