Translate

terça-feira, 27 de maio de 2014

Ácido Lisérgico

O que é? 

Ácido também é conhecido como LSD (Ácido Lisérgico Dietilamida) ou doce. É uma droga psicodélica e alucinógena feita a partir de um fungo e vem em quadrados bem pequenos de papel ou cartolina absorvente (chamados de cartelas). De 30 a 60 minutos depois que um papel é engolido (ou mantido na boca) os efeitos começam, tendo o pico nas 2 a 5 primeiras horas e durando até 12 horas.

Tomando ácido 

Algumas pessoas tomam ½ ou ¼ do papel, para diminuir os efeitos e ter uma viagem mais controlada. Onde você está e como você está se sentido pode determinar se você vai ter uma viagem boa ou uma viagem errada (bad trip). É melhor evitar multidões ou lugares em que você não se sinta seguro de estar. Uma batida na porta, um telefone tocando, etc, pode te assustar, então é melhor estar junto de alguém que você confia quando você estiver tendo a viagem.

Altos e baixos 

O ácido faz você ver as cores mais intensamente, padrões de imagens aparecem (com seus olhos abertos ou fechados), as coisas podem parecer se mover ou derreter, você pode ter alucinações, sentir que está flutuando e o tempo parece ficar lento. Você pode sentir que está vendo uma nova realidade e tendo um entendimento diferente da vida. Uma viagem de ácido não é igual a outra. É uma droga muito imprevisível; os efeitos dependem da quantidade de droga no papel, seu humor quanto toma e as coisas ao redor de você. Não dá para parar uma viagem errada e alucinações medonhas podem durar por horas. Algumas pessoas com LSD na cabeça perdem a noção do perigo e podem colocar a si mesmos ou a outras pessoas em grande risco de se machucar.

Um relacionamento de longo prazo?

Usar ácido por muito tempo pode causar paranóia e doenças mentais tipo esquizofrenia.
Semanas, meses ou anos depois de tomar LSD você pode ter ataques de pânico ou flashbacks (quando partes da viagem são revividas).

Ácido com outras drogas

Anti-depressivos – estes podem diminuir ou amplificar os efeitos do LSD. Alguns anti-depressivos (e a droga lítium) podem fazer os efeitos da droga muito mais fortes e causar reações perigosas. Consulte um médico antes de tomar ácido se você faz uso destas drogas. Devido ao ácido poder ser forte ou imprevisível, misturar com outras substâncias não é uma boa ideia de jeito nenhum.

acido-lsd-tesoura-um-quarto-oitavoÉ bom saber

Se alguém está tendo uma viagem errada, leve a pessoa para algum lugar quieto e assegure a ela que a droga vai perder efeito em algumas horas. Mas se a pessoa ficar fora de controle, procure ajuda médica – ela pode precisar de um sedativo. O ácido pode disparar problemas de saúde mental ou fazê-los piorarem, então é melhor ser evitado por pessoas com problemas, incluindo depressão ou ansiedade.
FONTE: http://www.quedroga.com.br/toxicos/acido

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ecolalia em autistas

Ecolalia é a repetição de palavras, frases ou perguntas que muitos autistas apresentam. O ato de repetição pode ocorrer porque a criança quer apenas ouvir sua própria vez, como os bebês fazem ao balbuciar. Pode significar, também que a criança com autismo não entendeu o significado do que foi dito a ela.
A ecolalia é vista por especialistas como um bom sinal. Para incrementar a linguagem da criança, é recomendado que as atividades sejam acompanhadas de comentários. No caso de jogos, por exemplo, é possível dizer o que será feito em seguida ou descrever o que está sendo feito.
É importante saber qual o comentário que a criança já conhece. Todos os comentários devem ser claros e objetivos, e nunca deve-se usar sarcasmo ou ironia. O tom de voz deve ser alegre e expressivo, dando ênfase às palavras principais da frase. Usar frases curtas e simples, dando instruções objetivas, também facilitam a compreensão. Dizer “Tire a roupa e entre no chuveiro” é muito mais eficiente do que “Você brincou bastante hoje e está suado; precisa tomar banho para ficar limpo e cheiroso antes de dormir”. Gestos simples e até linguagem de sinais também podem reforçar a compreensão do que está sendo dito à criança.
Pode-se ainda desenvolver brincadeiras que sejam acompanhadas de frases repetidas a cada ação, como “Preparar, apontar, já!”. Após várias repetições da mesma frase, pode-se ainda não falar a última palavra, para verificar se a criança está acompanhando e se ela mesma lembra-se de dizer a palavra. Músicas curtas e repetitivas também são úteis quando se pretende incrementar a fala da criança autista.
Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.wordpress.com
Baseado em informações da instituição Desafiando el Autismo.
FONTE: http://meunomenai.com/2013/07/27/ecolalia-quando-o-autista-apenas-repete-palavras-frases-ou-perguntas/

terça-feira, 20 de maio de 2014

Crianças podem desenvolver problemas mentais por causa da internet

Problemas podem surgir em crianças que passam mais de quatro horas por dia sentadas em frente a um computador

A Public Health England, que é autoridade em saúde pública na Inglaterra, emitiu um alerta de que crianças que passam mais de quatro horas diárias em frente a um computador estão num grupo elevado de risco.
O uso excessivo de redes sociais como o Facebook, pode tornar os pequenos agressivos, desenvolver solidão, ansiedade, depressão e baixa estima nos mesmos. Até o uso com moderação e desaconselhável.
Na Inglaterra, uma a cada 10 crianças apresenta algum problema de saúde mental e 1/3 dos jovens dizem se sentir tristes e com baixa estima pelo menos uma vez por semana. Assustadoramente, alguns chegam a declarar que as coisas ficam tão desesperadoras que não têm motivo pelo que viver.
A autoridade de saúde disse ao site Telegraph que os avanços em relação à autoestima infantil conquistados durante 20 anos agora caminham no sentido oposto.
O relatório informa que, “as crianças que passam longos períodos jogando videogames, assistindo TV e em computadores, tendem a experimentar altos níveis de depressão, ansiedade e estresse emocional.
FONTE:http://www.amazonasatual.com.br/tecnologia/informatica/criancas-podem-desenvolver-problemas-mentais-por-causa-da-internet/

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Problemas sociais decorrentes do uso do álcool


O consumo de álcool está ligado a diversas consequências para o indivíduo que o consome, para aqueles que estão à sua volta e para a sociedade como um todo. Consequências como acidentes de trânsito, problemas no trabalho e com a família e violência interpessoal têm sido o foco de interesse e de atenção pública e de estudos científicos nos últimos anos, indicando um interesse crescente na elaboração de um conceito mais amplo do fenômeno. O impacto que o uso de álcool estabelece nas redes sociais como um todo é fruto tanto do prejuízo que essa temática causa na produtividade econômica quanto da atenção e dos recursos gastos pela justiça criminal, pelo sistema de saúde e por outras instituições sociais .
Consumo de álcool e trabalho
O consumo de bebidas alcoólicas pode potencialmente diminuir a produtividade.
O absenteísmo (faltas ao trabalho) associado com o uso e dependência de álcool representa um custo substancial para empregadores e para o Estado. Ademais, diversos estudos têm demonstrado a ligação entre uso abusivo de álcool e desemprego, com uma relação causal sendo estabelecida em ambos os sentidos, ou seja, com o uso abusivo de  bebidas alcoólicas levando ao desemprego e com a perda de trabalho resultando em consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Estima-se em 30% as taxas de absenteísmo e de acidentes de trabalho causadas por dependência de álcool na Costa Rica. Na Índia, os números indicam que de 15 a 20% do absenteísmo e 40% dos acidentes de trabalho são devidos ao consumo de álcool. Um estudo recente conduzido nos EUA constatou que os moradores da zona rural residentes em fazenda que fazem uso mais frequente de bebidas alcoólicas apresentam taxas mais elevadas de acidentes de trabalho do que aqueles que fazem uso menos frequente.
Consumo de álcool e família
Naquilo que tange à família, o uso de bebidas alcoólicas está associado às consequências negativas tanto daquele que bebe quanto de seu companheiro e filho.  Os danos do álcool à família podem vir de diversas formas, seja pela saúde física e mental de seus membros, seja pela saúde financeira do lar. O consumo de álcool durante a gravidez pode resultar em complicações para a saúde da criança, como a Síndrome Fetal Alcoólica. Ademais, o uso dessa substância pelos pais também está associado ao abuso de crianças e às repercussões negativas para o universo social, psicológico e econômico do infante. O dinheiro gasto com álcool pode desfalcar o orçamento doméstico de um lar carente de recursos financeiros, deixando seus membros à mercê de intercorrências e suscetibilidades. Nota-se, assim, que o consumo de bebidas alcoólicas pode prejudicar a relação entre pais e filhos e entre marido e mulher, desgastando o bom funcionamento da casa como um todo.

Álcool e pobreza
As consequências econômicas do uso de álcool são significativas especialmente em regiões de elevada pobreza. Além dos gastos com a bebida, o usuário abusivo de álcool sofre outros prejuízos, como, por exemplo, exposição a trabalhos mal remunerados, perda de oportunidades de trabalho, gastos crescentes com saúde devido a doenças e acidentes e dinheiro gasto em decorrência de problemas com a lei envolvendo o uso de bebida. Em um estudo recentemente conduzido no Sri Lanka relacionando álcool e pobreza, 7% dos homens entrevistados afirmaram ter gastos com bebidas alcoólicas que superavam sua renda mensal.

Álcool e violência doméstica
Os estudos, de um modo geral, têm mostrado que o uso de álcool está presente em um número significativo de casos de violência doméstica. Essa substância tem se mostrado um forte fator de risco para a violência marido-mulher. Essa relação, contudo, é complexa e envolve uma série de outras variáveis. Assim, o papel do álcool nessa questão ainda é incerto. Em um estudo envolvendo episódios de violência doméstica reportados pela polícia de Zurique (Suíça), evidências apontaram para o envolvimento de álcool em 40% das situações investigadas. As autoridades policiais, assim, afirmam que houve uma clara relação entre álcool e violência em ao menos 26% dos casos estudados. Quanto a violência doméstica, as evidências apontam para uma forte relação com o beber abusivo, seja ele usual ou ocasional.
Portanto, fica claro que o uso de álcool está associado à diversas consequências sociais. Faz-se, assim, necessário a realização de mais estudos sobre essa questão a fim de que se possa medir as suas consequências de maneira mais significativa.
  • Fonte(s):
    Organização Mundial da Saúde (OMS), Global Status Report on Alcohol 2004 (www.who.int/substance_abuse/publications/alcohol/en/)
  • Palavras-chave:
    Consequências sociais, Trabalho, Família, Economia, Violência, Uso nocivo

Copyright © 2014. Todos os direitos são reservados ao Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). O conteúdo deste site é protegido pela lei de direitos autorais (Lei 9.610/98), sendo vedada a sua reprodução, total ou parcial, a partir desta obra, por qualquer meio ou processo eletrônico, digital, ou mecânico (sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, de fotocópia, fonográficos e de gravação, videográficos) sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais. 
FONTE: http://www.cisa.org.br/artigo/221/problemas-sociais-decorrentes-uso-alcool.php

domingo, 4 de maio de 2014

Tranquei A Vida - Ronnie Von


Tranquei a vida,
Neste apartamento,
E a marcada juventude também.
Meu medo esconde o meu pensamento
A sorte, a morte e a ausência de alguém
Se saio às ruas passo pela vida
Numa calçada, numa esquina ou num bar
Misturo a dor com a multidâo perdida
Pra me esconder e nâo mais me encontrar
Tão minha e tão mulher, amada onde estiver
A quero tão pra mim, ainda quero sim
Seja em que tempo for, marcado pelo amor
Volte pra mim, volte correndo
Meu desespero agarra a sua ausência
Como náufrago em sua salvação
Ah! e essa vontade inguardada paciência
De lhe abraçar e rolar neste chão
Mas falta coragem pra gritar seu nome
Mesmo que seja pra ninguém me escutar
E a porta aberta a lhe esperar
Consome um sonho maior lhe vendo voltar
Tão minha e tão mulher, amada onde estiver
A quero tão pra mim, ainda quero sim
Seja em que tempo for, marcado pelo amor
Volte pra mim, volte correndo
Tão minha e tão mulher, amada onde estiver
A quero tão pra mim, ainda quero sim
Seja em que tempo for, marcado pelo amor
Volte pra mim, volte correndo
Tranquei a vida.