Translate

sábado, 23 de maio de 2015

As 10 fobias mais bizarras.


10. Pteronofobia – Medo de sentir cócegas por penas
Alguns eventos da infância, como fazer cócegas em um bebê, podem desencadear esse medo irracional. Essa fobia está relacionada com o medo de sentir cócegas (não necessariamente por penas).
9. Tafofobia – Medo de ser enterrado vivo
Esse estranho medo de ser colocado em um caixão ainda vivo, provavelmente como um resultado incorreto de ter sido pronunciado morto é chamado de tafofobia. Antes dos adventos da medicina moderna, esse medo não era necessariamente irracional já que na história houveram diversos casos de pessoas sendo acidentalmente enterradas vivas.
8. Panfobia – Medo de tudo
Panfobia, também chamada omnifobia, pantofobia ou panofobia, é uma condição médica designada a um “medo não-específico”; o paciente se encontra em um estado de medo, porém sem saber exatamente do quê, e assim o tratamento para tal problema é dificultado. Ele também é descrito como sendo “um vago e persistente temor por algum mal desconhecido”. Essa fobia é comumente vista como um sinal secundário de uma esquizofrênia.
7. Parasquavedequatriafobia – Medo de sexta-feira 13
Uma sexta que caia no dia 13 de qualquer mês é um sinal de azar em culturas inglesas, alemãs, polonesas, bulgárias e em países onde se fala português (os asiáticos não acreditam nessa bobagem). O medo patológico por esse dia especial é simpaticamente chamado de parasquavedequatriafobia. Há ainda a trisquaidequofobia, que é o medo pelo número 13, seja lá onde ele apareça.
6. Neofobia – Medo de novidades
Neofobia é o medo pelas novas coisas ou experiências. Também é chamada cainotofobia. Na psicologia, neofobia é definida como o medo persistente e anormal por qualquer coisa nova. Alguns grupos reacionários e conservadores são comumente descritos como sendo neofóbicos, nas suas tentativas de preservar as tradições ou fazer com que a sociedade regrida ao passado. Há ainda a tecnofobia, que é uma forma especializada de neofobia, um medo das novas tecnologias.
5. Gimnofobia – Medo de nudez
Não confundir com ginofobia, que seria “apenas” o medo de mulheres (algo até meio comum por aí). Gimnofobia é o medo generalizado ou a ansiedade de ser visto nu, e/ou ver outras pessoas peladas, mesmo em situações onde isso seja “socialmente” aceito. A fobia normalmente é desenvolvida a partir da idéia que a pessoa acredita que seu corpo é fisicamente inferior, principalmente quando comparado a imagens idealizadas retratadas pela mídia.
4. Ergasiofobia – Medo de trabalhar (acho que é esse o meu problema, rs)
A ergasiofobia pode ser uma desordem persistente e limitadora para algumas pessoas, causando sérios problemas psicológicos e outras disfunções. Esses indivíduos talvez estejam sofrendo de algum outro problema mental como depressão ou algum tipo de déficit de atenção.
3. Coulrofobia – Medo de palhaços
Esse medo exagerado por palhaços é comumente visto em crianças, mas as vezes também pode ser visto em adolescentes e adultos também. As pessoas que sofrem desse mal normalmente tiveram alguma experiência ruim no passado com algum palhaço, ou apenas viram um retrato sinistro de algum divulgado na mídia. A aparência estranha desses palhaços, com narizes vermelhos, e cores de cabelo artificiais fazem essas pessoas parecerem misteriosas e traiçoeiras.
2. Efebofobia – Medo de adolescentes
É o medo psicológico e social por adolescentes. Os efeitos desse tipo de fobia parecem causar sérios males à sociedade. Pelo menos um grande economista sugeriu que o medo por adolescentes podem causar efeitos graves na economia das nações. Hoje em dia, o uso comum do termo é internacionalmente espalhado por sociólogos, agências do governo, e organizações de direitos dos adolescentes, definindo a efebofobia como sendo um medo anormal ou irracional e persistente pelos adolescentes. Lembro de uma entrevista com o grande diretor Orson Welles onde ele falava que durante a infância, ele sempre morria de medo dos adolescentes, por achar que todos eram loucos (eu também pensava algo semelhante).
1. Itifalofobia – Medo de ereções
Definido como um “medo persistente e anormal por um pênis ereto”, todos os anos essa fobia surpreendentemente comum gera estresse para centenas de pessoas. Para piorar a situação, o tratamento costuma levar meses ou anos e às vezes é necessário que o paciente seja exposto repetidamente ao seu medo. Também chamado por uma infinidade de outros nomes – medortofobia, falofobia ou apenas “medo de um pênis ereto” – é um problema que causa uma significante diminuição na qualidade de vida de qualquer um, além de causar ataques de pânico, separando casais.
Fonte (tradução livre Pace is the Essence)
E você, tem algum medo estranho e gostaria de compartilhá-lo com milhares de pessoas desconhecidas pela internet? Os comentários estão aí pra isso.
FONTE: https://paceistheessence.wordpress.com/2010/10/22/as-10-fobias-mais-bizarras-que-as-pessoas-tem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário